NEOASTERISMS © Nuno Moreira
NEOASTERISMS © Nuno Moreira
NEOASTERISMS © Nuno Moreira
NEOASTERISMS © Nuno Moreira
Neoasterisms é um projecto participativo que tem lugar no Planetário Calouste Gulbenkian em Belém, Lisboa. Propõe reexaminar a antiga relação da humanidade com as estrelas, com a linguagem que usamos para as descrever e a influência das convenções astronómicas na cultura contemporânea, a partir de uma perspectiva do século XXI.

Neoasterisms convida participantes de todo o mundo – presencialmente ou através da plataforma web wikistars.org – a propor novas constelações, a submeter as suas próprias mitologias e a redescobrir tradições astronómicas que foram esquecidas quando a nomenclatura celestial global foi introduzida pela União Astronómica Internacional em 1922. É uma tentativa de questionar a natureza Ocidental e Eurocêntrica do legado da astronomia contemporânea.
Se começássemos do início, se olhássemos para a nossa paisagem estelar como tabula rasa, que novas constelações desenharíamos em 2013 – numa época de interacção sem fronteiras, da simultânea diversificação e homogeneização da cultura e da proliferação de redes por toda a sociedade? Que mitos oriundos de culturas distantes escolheríamos para transpor como emblemas do nosso sistema de valores? Quais os artefactos ou figuras que elevaríamos a um status mítico? Que narrativas segregadas seriam reavivadas? E como conjugaríamos as vozes independentes num processo em que as decisões são concretizadas de forma global? Neoasterisms é uma tentativa de construir um quadro para a inscrição colaborativa das ideais, medos e sonhos de uma nova civilização.
Neoasterisms é uma parceria entre a EXD’13 e Marinha/ Comissão Cultural da Marinha/ Planetário Calouste Gulbenkian.
CURADORES
 
Space Caviar —
Joseph Grima (GB)
Tamar Shafrir (IL)

PARTICIPANTES
 
StudioFolder —
Elisa Pasqual (IT)
Marco Ferrari (IT)
09 NOV — 22 DEZ

PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN
Praça do Império
1400-206 Lisboa
 
T +351 213 620 002
 
Autocarros 714, 727, 728, 729, 751
Elétrico 15E
Comboio Belém
Terça-Domingo
10:00-17:00
 
última entrada 16:30
ENTRADA GRATUITA
neoasterisms