Bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade, a EXD posiciona-se como uma plataforma dinâmica e arrojada que promove a cultura contemporânea através da discussão e da reflexão. Age como pólo difusor de talentos e experimentação disciplinar em todo o espectro criativo, apresentando projectos e conceitos originais em diferentes formatos, desde exposições a intervenções urbanas, workshops e conferências. Privilegiando ideias e indivíduos, o programa da Bienal tem por objectivo transmitir conteúdo e incentivo tanto a uma audiência especializada como ao público em geral, disseminando informação e estimulando o debate crítico.
Realizando-se em Lisboa desde 1999, a Bienal envolve uma rede mundial de agentes dos mais diversos sectores, promovendo a inovação e a cultura de projecto enquanto vectores de desenvolvimento sustentável a todos os níveis. Fortemente empenhada na construção de um legado material e imaterial que constitua uma mais-valia para indivíduos e instituições, a EXD assume o design como ferramenta operativa para uma intervenção e mediação transformadoras da contemporaneidade.
Em 2012 foi iniciado um processo de redesenho da Bienal, sendo que a EXD'13 Lisboa inaugura agora com um formato alterado, assumindo uma transformação visível. Desta forma, a programação da Bienal foi reestruturada para reforçar a componente de informação e formação directa da EXD através de um aumento do número de eventos na área das conferências, debates e workshops. O programa também assume um investimento mais profundo no desenvolvimento de projectos e conteúdos aplicáveis à cidade que recebe a Bienal para que possam constituir legados com uma maior permanência e duração. Também fundamental para esta mudança é o estabelecimento de uma ligação de parceria e de uma plataforma conjunta com o Brasil, resultando na concretização de uma Bienal em São Paulo agendada para 2014.
exd
bienAl
EXD'13
LISBOA

NO BORDERS

07.NOV —
22.DEZ.2013