Daxophone
Daxophone
Daxophone
Daxophone
Daxophone
Insectrumento
Atelier São Vicente
A proposta do Atelier São Vicente centra-se no Daxophone, um instrumento musical inventado nos anos 80. Tem por objetivo redesenhar o instrumento, inspirando-se nos sons por ele produzidos para dar forma ao objeto. O projeto baseia-se nos planos originais do seu inventor, Hans Reichel, que os deixou em “Open Source&rdquot; para quem pretendesse aperfeiçoar a sua invenção.

O daxophone é composto por lâminas com diferentes formas, colocadas por cima de uma caixa, ambas em madeira, que são postas em vibração pela ação simultânea de um arco e do dax, peça específica feita de madeira maciça onde estão inseridos trastos de guitarra. Por ser um instrumento electroacústico, o daxophone possui também sensores que amplificam a sua vibração própria .

A nível sonoro, o daxophone permite produzir uma grande diversidade de sons, ricos em cores e timbres, aproximando-se da voz humana, e muitas vezes parecidos àqueles obtidos por síntese electrónica, enquanto a produção sonora é baseada em fenómenos acústicos. Ao nível do design, a realização do objeto será executada através de técnicas tradicionais de marcenaria e de escultura. Serão postas em evidência as características da madeira, a escolha das essências e também os encaixes adequados a fim de garantir a sua viabilidade e restabelecer a sua ergonomia para a performance musical.

Nesse sentido, a inovação essencial do projeto tem por objectivo revelar o Daxophone como um animal espacial, alargando-lhe as possibilidades musicais e sonoras, e transformando-o num verdadeiro objecto sonoro.

A complementaridade entre as distintas áreas dos membros da equipa - uma marceneira, uma escultora, um investigador acústico e um realizador especializado em captação de som -enriquece o projeto ao não limitá-lo apenas a oferecer novas capacidades sonoras ao daxophone, mas também a apostar num desafio artesanal de marcenaria e de escultura, indo assim para além dos padrões já existentes do instrumento original.
Área(s)
Marcenaria, Design
 
tipologia(s)
Exposição, instalação
 
+ INFO
ateliersaovicente.com
29 NOV — 22 DEZ

Atelier São Vicente
Rua de São Mamede ao Caldas 28
1100-535 Lisboa
 
Metro Rossio
Eléctricos 12, 15, 28
Elevador Castelo
Quarta-Sábado
15:00-19:30
Inauguração
28 NOV / 19:00
tan
gen
cial