Inspædia
Inspædia
inteligência colaborativa inspiradora
Paulo Maldonado
O projecto de investigação Inspædia é um contributo para favorecer e operacionalizar a ideação em processos de Inovação e Design. Considerando que o cérebro não funciona de um modo linear, que o êxito dos processos de inovação e design assenta nas competências das pessoas e na qualidade da investigação que desenvolvem, que a inteligência colaborativa é mais produtiva do que a inteligência isolada, que os implicados em processos de inovação e design utilizam, também, a rede e que os mais jovens, utilizamna, praticamente, em exclusivo, que os conteúdos disponíveis em linha encontram-se dispersos e que a sua maioria é de relevância e fiabilidade duvidosas, desenvolvemos o modelo conceptual Inspædia – neologismo que une “inspiração” com “enciclopédia”.
O protótipo que dele decorre simula algumas funcionalidades da futura plataforma que disponibilizará conhecimento para inspirer processos de inovação e design. Procurámos retirar o melhor partido possível da Web 2.0 e do potencial colaborativo da rede para disponibilizar conhecimento (existente e novo) à distância de um gesto.

A inteligência, a imaginação, a memória e a experiência são pilares fundamentais para a eficácia do pensamento produtivo e precisam de ser continuadamente estimulados, qualquer que seja a nacionalidade e o contexto de aplicação no novo paradigma económico e social. Que a Inspædia possa ser a nova “ágora” dos trabalhadores do conhecimento do século XXI, novos e velhos, designers, investigadores, professores, artistas, curadores, arquitectos, empreendedores, filósofos, engenheiros, gestores, marketeers, políticos, estudantes universitários. Et cetera.

Nota: O modelo conceptual e protótipo Inspædia foram desenvolvidos no âmbito da tese de doutoramento em Design Inovação, design et cetera. As componentes de comunicação e UXD estão a ser desenvolvidas no âmbito do pós doutoramento em Design e a operacionalização da plataforma online está a ser desenvolvida no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras.
Área(s)
Design
 
tipologia(s)
Exposição
08—22 NOV

Casa Nobre Lázaro Leitão Aranha
(Universidade Lusíada)
Rua da Junqueira 198
1300-598 Lisboa
 
Autocarro 714; 727; 732; 751
Eléctrico 15
09:00-20:00
Inauguração
07 NOV / 09:00
tan
gen
cial