makutiLab
makutiLab
construção de 'makuti', folha de coqueiro tecida
Pedro Bandeira Blanc, Sketch
Um espaço comunitário de apoio à actividade cultural que povoa o território.

A presença e detalhe da matéria são extensão da paisagem, humana, física e social à excepção da rede mosquiteira e lonas reutilizadas, é construído de coqueiro, madeira e folha e outras 'palhas' sob um embasamento de terra batida.

Makuti é nome para folha nas várias línguas do sul de Moçambique, em terra de coqueiro dá o nome à peça feita ao trançar folha daquela palmeira para criar pequenos 'painéis' leves. Faz cobertura, revestimento, sombra exterior ou vedação, na abundante construção de matéria local.

O projecto é o de um dos pontos de uma rede de espaços de encontro e de cultura na península de Inhambane. Num tecido de caminhos, árvores, e estradas. Hábitos, ofícios, bancas, comércio, casas e gente…É sombra. Já tradicionalmente o espaço de reunião é à sombra de uma árvore grande, e penso que é isso…

Conseguiu-se aqui pensar numa rede intermédia de espaços no tecido intra-cultural de uma capital de província em Africa, que historicamente é polo inter-cultural no Índico. Este espaço que se concretiza no projecto de arquitectura reflecte uma postura do estudo sobre a 'cidade de cultura'
Área(s)
arquitectura
 
tipologia(s)
exposição
 
+ INFO
www.buala.org
10 NOV — 22 DEZ

Jardim Botânico Tropical
Estufa do Chá

Largo dos Jerónimos
1400-209 Lisboa
 
Autocarros 28, 714, 723, 727, 729, 751
Eléctrico 15 E
Comboio Belém
Todos os dias
10:00-17:00
Inauguração
09 NOV / 15:00
tan
gen
cial