JANELAS
 
And Atelier/ Bolos Quentes/ Inês Nepomuceno/ Márcia Novais/ v-a
A experimentadesign desafiou 5 promissores ateliers portugueses de design gráfico a intervir nas janelas do terraço do Lounging Space no Convento da Trindade. Com uma abordagem contextualizada pelo tema da EXD’13 –No Borders – as intervenções exploram o trespassar de fronteiras e questionam relações e limites. São caixas de luz que desvendam os seus conteúdos e que se estendem para fora, transformando o espaço com abordagens diferentes a um mesmo formato.
Área(s)
design
 
tipologia(s)
Instalação
AND ATELIER
AND ATELIER

O nosso projecto procura explorar graficamente a relação mutável, efémera e relativa entre as noções de interior e exterior. A linha, elemento simbólico associado ao desenho de uma fronteira, não assume aqui essa função de divisão. Ao invés, potencia a construção e o desenho de novas manchas/ novos territórios, pela constante redefinição das suas relações no plano.
Bolos Quentes
BOLOS QUENTES

na fronteira
(ad libitum)

o teu lugar / a fronteira / do teu ar
a tua cor / a fronteira / da tua míngua
o teu suor / a fronteira / da tua palavra
a tua crença / a fronteira / do teu fim
o teu sim / a fronteira / da tua verdade
Inês Nepomuceno
INÊS NEPOMUCENO

Quando o convite é intervir numa janela o primeiro pensamento recai sobre ela e sobre a sua relação com o tema. A ausência de fronteiras (No Borders) é posta em causa pelos próprios limites do suporte imposto.

Um dos textos remete para a história dos media, e para o início do esbatimento das fronteiras proporcionado pelas descobertas marítimas e é uma citação do livro “Operating Manual For Spaceship Earth” de Buckminster Fuller. O segundo texto remete para o naufrágios de um navio que transportava quase 500 pessoas e se incendiou, no dia 3 de Outubro, perto de Lampedusa, na Sicília, Sul de Itália.
O navio transportava refugiados, de origem africana à procura de uma vida.

O tema “No Borders” é ilustrado na ambiguidade que o caracteriza na era contemporânea e no questionamento da abertura de fronteiras. Ao nível da prática do Design estamos a abrir espaço ao confronto e discussão interdisciplinar. Estaremos de facto a abrir as fronteiras geográficas, ou a caminho de uma nova limitação?
Márcia Novais
MÁRCIA NOVAIS

Este projecto tem como objectivo potenciar a relevância dos média no contemporâneo. Funciona como uma publicação a que pode aceder usando um smartphone, explorando a relação entre o design relacional e a edição.
V-A
V-A

Keep them wide open this time.
08 NOV — 22 DEZ

Lounging Space
Convento da Trindade
Rua Nova da Trindade, 20
1200-303 Lisboa
 
T +351 210 993 045
 
Metro Baixa-Chiado
Autocarros 711, 732, 736, 758
Elétrico 28E
Comboio Restauradores, Cais do Sodré
Domingo-Quarta
10:00-22:00
Quinta-Sábado
10:00-02:00
ENTRADA GRATUITA
loun
ging
space