ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam
 
WARM-UP EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009

 
 
EXPERIMENTADESIGN LISBOA/AMSTERDAM
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
 
 

EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009
PATROCINADOR OFICIAL
MARCAS ASSOCIADAS
 
APOIOS
PROTOCOLO COOPERAÇÃO
APOIO ESPECÍFICO
PRO HELVETIA
AMBASSADE DE SUISSE AU PORTUGAL
SOFT TEXTIL
ARQUITECTURA IBÉRICA
TON+BILD
ATL
THYSSENKRUPP
 
PARCEIRO DE DIVULGAÇÃO
MEDIA FRIENDS
FAD - FOMENT DE LES ARTS I DEL DISSENY ARQUITECTURA&VIDA, 2G, ZOOT, TIME OUT


COM O ALTO PATROCÍNIO DE SUA EXCELÊNCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
PROFESSOR DOUTOR ANÍBAL CAVACO SILVA.

ESTATUTO DE SUPERIOR INTERESSE CULTURAL NO ÂMBITO DA LEI DO MECENATO.
 
 
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO
ORDEM DOS ARQUITECTOS

O apoio institucional da Ordem dos Arquitectos à iniciativa Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007 da Experimenta Design Lisboa 2009 decorre, desde logo, do protagonismo da obra deste autor suiço no panorama mundial da arquitectura e da relevância óbvia da própria iniciativa no contexto nacional, decerto uma das mais significativas no ano em curso. Decorre, também, da desejada abertura da OA à sociedade civil, servindo de pretexto para a celebração de um protocolo de colaboração entre s OA e a Experimenta Design, com vista a estreitar relações e a partilhar actividades nos domínios da arquitectura e do design. Abre-se, assim, um novo caminho a continuar, sem dúvida estimulante no âmbito específico dos criadores, mas também relevante no mundo das cidades criativas e em novas formas de aproximação aos cidadãos.

João Belo Rodeia
Presidente da Ordem dos Arquitectos
2008 Julho
 
APOIO ESPECÍFICO
LX FACTORY

A companhia de fiação e tecidos lisbonense constitui um dos mais importantes complexos fabris de Lisboa. A sua construção remonta à decada de do do sec. XIX e foi dos primeiros a adoptar uma tipologia típica de arquitectura do ferro em portugal.

É essencial, numa grande cidade, a existência de espaços transversais e mutáveis, com dinâmicas e velocidades sincronizadas com a própria cidade, espaços em sintonia com o tempo real (o que realmente está a acontecer, hoje, amanhã).

Além de ser um enorme espaço (conjunto de vários edifícios industriais) onde diferentes empresas vão desenvolver as suas ideias, Lx Factory funcionará como uma enorme e permeável network de ideias em trânsito, de experiências e mais importante, de pessoas focadas em si, nos outros*
Esta sincronização de pessoas, ideias e experiências acontecerá naturalmente em LXF.

Em LX Factory, a cada passo, vive-se o ambiente industrial.
A caixa vazia é o ponto de partida para uma sinergia de ideias, intervenções, mutações onde cada um se apropria do seu espaço em progresso. Espaço de trabalho, de concentração, de investigação. Uma fábrica de experiências onde se torna possível intervir, pensar, produzir, apresentar ideias e produtos num lugar que é de todos, para todos.

* Apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado.