Action for Age
O que é Action for Age?



Action for Age é uma iniciativa da Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) em parceria com a experimentadesign, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2009 e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2010.

Este laboratório criativo explora o papel do design face aos complexos desafios e possibilidades que nos coloca o fenómeno do envelhecimento generalizado da população. A queda da taxa de natalidade associada à subida da esperança média de vida estão na origem desta tendência acentuada. À medida que a idade aumenta, o isolamento, a marginalização e a solidão surgem como novos flagelos sociais. Em resposta a este cenário nasceu em 2008 a primeira edição de Action for Age, a partir de um brief original da RSA, desenvolvida com a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa/Londres) e a experimentadesign em Portugal, cujos resultados foram apresentados na Bienal EXD’09 em 2009.

Em 2010/11 desenrola-se a segunda edição envolvendo estudantes universitários e jovens licenciados de escolas portuguesas de todo o país. Com base na metodologia projectual, em articulação com contributos de outras disciplinas especializados, o objectivo é desenvolver soluções centradas no utilizador que potenciem uma melhoria na vida dos idosos e constituam mais-valias efectivas.

Numa sociedade em transformação, em Action for Age o design assume em pleno a sua missão de disciplina reconfiguradora do nosso contexto vivencial – material, espacial, de comunicação, de interacção – harmonizando-o com as novas necessidades e exigências da contemporaneidade.