Action for Age
Os Parceiros Action for Age

A RSA – Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures & Commerce tem sido uma fonte de inovação e empreendedorismo no seio da sociedade civil desde a sua criação há mais 250 anos. É uma estrutura progressista, totalmente independente e multidisciplinar apoiada por mais de 27.000 membros em todo o mundo.

O nosso objectivo é desenvolver e promover novas formas de pensar sobre a realização do indivíduo e o desenvolvimento social, contribuindo com soluções práticas e de grande alcance para um mundo mais próspero, justo e sustentável. Estes objectivos são perseguidos e concretizados através da realização de projectos, conferências e debates temáticos, num total de mais de cento e cinquenta eventos por ano.






Action for Age e Design Directions da RSA

A missão nuclear da RSA de promover cidadãos comprometidos, independentes e altruístas, não pára na meia-idade. A tendência demográfica que actualmente se regista – um elevado e inédito número de indivíduos poderá viver para além dos 85 anos – coloca desafios exigentes numa perspectiva social de antecipação.

Design Directions, o nosso programa de incentivos para estudantes, goza já de uma sólida reputação no estímulo ao design inclusivo, desafiando jovens designers a direccionar os seus esforços e prática projectual para questões sociais complexas. Em 2009, subimos a fasquia com um briefing que lhes pedia que propusessem não um produto, mas sim um serviço: uma nova forma de pensar sobre a qualidade de vida e desejos das pessoas idosas, no seguimento de um estudo aprofundado da experiência dos utilizadores.

Action For Age chamou a atenção para posicionamento muito particular dos designers face à agenda da inclusão e personalização, em especial nos serviços públicos. Ao mesmo tempo, revelou as lacunas dos funcionários públicos no que diz respeito ao design e a cultura de design na óptica dos serviços, públicos ou privados. Os finalistas do programa Action for Age/Design Directions transpuseram a barreira psicológica do design de “produto”, através de uma cuidadosa observação do comportamento e necessidades dos idosos.
(...)

Emily Campbell
Directora do Departamento de Design, RSA (2009)






É cada vez mais notória a insuficiência das respostas tradicionais para fazer face às múltiplas necessidades das sociedades contemporâneas. A aposta na inovação social torna-se, assim, inadiável enquanto novo paradigma que nos permite encontrar novas soluções que respondam de forma mais efectiva às necessidades sociais não satisfeitas. Neste sentido, a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do seu trabalho no Desenvolvimento Humano, adoptou a inovação social como uma das suas estratégias de intervenção, privilegiando o apoio a projectos transversais que fomentem o encontro dessas novas respostas para os desafios do século XXI.

O envelhecimento é, sem dúvida, um desses desafios. Este fenómeno terá importantes implicações económicas e sociais para as quais importa encontrar novos modelos de abordagem e actuação. Também aqui a inovação social terá um importante papel a desempenhar, nomeadamente através do cruzamento de saberes na discussão e execução de novas experiências. A iniciativa Action for Age exemplifica como a interdisciplinariedade é um dos caminhos para encontrar novos produtos e serviços que melhor respondam às necessidades das populações envelhecidas.

Face aos resultados promissores da primeira edição da iniciativa, a Fundação Calouste Gulbenkian apoia e acompanha de novo Action for Age quer em Portugal, quer paralelamente no Reino Unido. O projecto é hoje mais ambicioso, mas é nossa convicção que os resultados virão a exemplificar como o design poderá ter um papel decisivo nos processos de inovação social.






Action for Age

Os impactos negativos advenientes do envelhecimento demográfico generalizado que se tem vindo a acentuar continuamente na Europa desde o final do século XX, fenómeno que conduzirá a que, de acordo com as projecções (mais optimistas) do Instituto Nacional de Estatística, dentro de pouco mais de trinta anos metade da população de Lisboa tenha mais de 60 anos, exigem de toda a sociedade uma urgente reflexão prospectiva da intervenção a realizar no âmbito do apoio social à população idosa mais desfavorecida economicamente e socialmente vulnerável, de modo a que possa usufruir desta fase da sua vida de uma forma activa, participada, incluída e solidária.

No contexto dos três eixos estratégicos da sua intervenção em matéria de apoio à população sénior - a expansão, a diversificação e o desenvolvimento da qualificação e inovação das respostas que presta - a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem procurado a implementação de medidas de apoio susceptíveis de promoverem a autonomia e de retardarem a institucionalização das pessoas idosas, fomentando a preservação e o estímulo das suas capacidades físicas e cognitivas, e de se adequarem aos diferentes níveis de dependência, bem como o estudo de novas soluções que possam vir suprir, noutras dimensões, a já notória insuficiência das respostas tradicionais existentes para esta população.

É, pois, com o objectivo de se manter na vanguarda das intervenções sociais e na prossecução da sua Estratégia de Inovação Social, que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se associa ao Action for Age, reconhecendo-o como um projecto de relevância que, com uma abordagem inovadora da disciplina do design, procurará nesta sua segunda edição encontrar novas soluções para a problemática do envelhecimento demográfico, focando-se na transformação da realidade envolvente, de modo a promover uma maior ligação intergeracional e uma integração mais plena da população sénior na comunidade.

Leonor Araújo
Vogal da Mesa e Administradora Executiva do Departamento de Qualidade e Inovação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa