Action for Age
INTRODUÇÃO



Operando em simultâneo em Lisboa e Londres, a primeira edição de Action for Age proporcionou aos seus participantes, na sua maioria estudantes universitários de design, uma experiência formativa de excepção. O formato das soluções propostas era flexível: um serviço, uma rede, um ambiente, uma peça de comunicação, um evento, uma função ou uma proposta que agregue vários elementos. O objectivo final era conceber soluções coerentes que respondessem às necessidades deste segmento crescente da população, favorecendo uma maior inclusão na comunidade, o estreitamento de laços de pertença e a participação activa na envolvente social. O processo de desenvolvimento compreendeu 3 fases.



FASE 1

Londres, 2008/09

Em 2008, a RSA lança Action for Age, integrado no programa de incentivo para estudantes Design Directions, que visa inspirar e direccionar jovens designers a trabalhar sobre problemáticas de cariz social. O briefing desafiava os participantes a pensar para além do “produto” e conceber novos serviços passíveis de melhorar a qualidade de vida dos idosos, em especial face ao isolamento e solidão. Em Janeiro de 2009, as mais de 70 candidaturas recebidas foram analisadas por um júri que seleccionou 6 projectos finalistas, com potencial de implementação. Os seus autores foram convidados para um workshop avançado que se realizou em Março e, em Junho foram nomeados os vencedores e atribuídos os prémios.



FASE 2

Lisboa, Julho 2009
Fundação Calouste Gulbenkian

Em Lisboa, a EXD’09 convidou duas designers nacionais – Susana António e Rita Filipe – que orientaram 6 estudantes finalistas de design, num workshop intensivo de 6 dias (13 a 18 de Julho) na Fundação Calouste Gulbenkian, co-produtora da iniciativa em Portugal. Nesta ocasião participaram ainda Alice Osborne e Deborah Srebeko dos Think Public e dois membros da equipa de trabalho inglesa (Vicenzo Di Maria e Ayda Anlagan), que vieram partilhar a sua experiência com o núcleo português. Esta sessão de trabalho contou ainda com a presença e contributos de duas especialistas na área do envelhecimento, Maria de Lourdes Machado, investigadora da Faculdade de Motricidade Humana e a psicóloga Ana Coimbra.

LISTA de projectos:
Move – Ana Relvão + Anjoom Satar
Living in a Better Way – Ana Fatia
An Open Choice Project – João Santos + Ricardo Roque
It’s Never Late to Design – Gonçalo Gomes



FASE 3

Lisboa, Setembro 2009
Fundação Calouste Gulbenkian e Palácio Braamcamp

De 4 a 11 de Setembro, realizou-se um segundo workshop com todos os participantes, portugueses e ingleses, as duas equipas de coordenadores bem como um painel de representantes de instituições de solidariedade e acção social. No primeiro dia, os alunos portugueses apresentaram os projectos definidos em Julho, incluindo estrutura orgânica e funcionamento, destinatários/utilizadores alvo e resultados obtidos em testes no terreno. Em seguida os participantes trabalharam em conjunto para conceber e implementar um projecto-piloto na Freguesia da Graça – a comunidade escolhida para o efeito. Os resultados foram apresentados numa conferência realizada durante a Semana Inaugural da EXD’09, no dia 12 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A 29 de Setembro, foi inaugurada na sala lounge do Palácio Braamcamp, uma exposição que continha um registo da pesquisa empreendida pelos alunos, com uma forte componente visual, complementada pelas audioboxes de “Histórias de Graça”, tendo ainda decorrido a 10 e 11 de Outubro, sessões de histórias protagonizadas por idosos da Graça. Por último, no dia 18 de Outubro realizou-se o debate “O envelhecimento enquanto desafio social”, centrado na iniciativa Action For Age e seus resultados.

PARTICIPANTES:
Ana Fatia
Ana Relvão
Anjoom Satar
Gonçalo Gomes
João Santos
Ricardo Roque
Katy Shields
Vincenzo di Maria

O projecto Action For Age I serviu importantes propósitos ao nível da sensibilização e potenciação de networking entre alunos, estabelecimentos de ensino e instituições que trabalham com a 3ª idade.

RESULTADOS:
3 workshops: 9 alunos + 4 coordenadores
4 conceitos de projecto
1 projecto piloto
5 visitas de campo
1 documentário*
1 publicação: 1.000 exemplares*
1 conferência (12 Set) para uma audiência de 350 pessoas*
1 exposição: 17.951 visitantes*
1 debate (8 Out): 50 participantes*

* Integrados na EXD’09