2003.10.30
JORGE SAMPAIO VISITOU EXPOSIÇÃO S*COOL



Ausente de Portugal na data de inauguração da EXD03, o Presidente da República, Jorge Sampaio visitou aquela que foi uma das exposições axiais da ExperimentaDesign2003 – Bienal de Lisboa, no Edifício Record (ao Bairro Alto) no dia 29 de Outubro.

A deslocação de Jorge Sampaio à S*Cool veio sublinhar o estatuto de Alto Patrocínio do Presidente da República atribuído pela terceira vez à Bienal.

Para recebê-lo estiveram presentes os directores de programação da Bienal e a sua equipa, bem como estudantes e professores responsáveis pelos projectos que compõem a exposição e que fizeram a visita guiada a Sua Excelência o Presidente da República.

Congregando os trabalhos das sete escolas superiores de arquitectura e design nacionais numa exposição, a Experimentadesign pretendeu apresentar uma amostra antecipada dos caminhos futuros do design português.

Desta forma, a exposição S*Cool ofereceu uma panorâmica alargada das tendências e dos trabalhos a um nível académico, constituindo ainda uma homenagem às escolas e aos muitos que preparam o terreno para a crescente dignificação do design português dentro e fora de portas.



2003.09.29
SUPER_SETS
Novos dj's no Lounging Space

A Bienal de Lisboa, em colaboração com a Super Bock, MK2 E Antena 3, organiza um concurso de jovens DJ's, intitulado Concurso Super_Sets.
O concurso Super_Sets destina-se a todos os candidatos a DJ's, até aos 25 anos, e pretende estimular a criatividade na área da música de dança.

Os interessados deverão enviar o seu Set em formato CD para a ExperimentaDesign.
Os dj's seleccionados participarão nas sessões eliminatórias, a decorrer nos domingos dias 5, 12, 19 e 26 de Outubro no Lounging Space do Cinema São Jorge.
Os quatro finalistas serão os cabeça de cartaz da festa de encerramento do Lounging Space, a 2 de Novembro.



2003.09.17
EXD03 - BIENAL DE LISBOA
Semana Inaugural

A Experimentadesign2003 arranca no dia 17 de Setembro, sob o tema "Para Além do Consumo".
Entre exposições, conferências, workshops e ciclos, a programação da EXD03 abrange de uma forma dispersa a geografia urbana de Lisboa.

A Semana Inaugural da Bienal de Lisboa concentra o maior número de programas e de presenças internacionais.

Ao programa contínuo de inaugurações e acções de recepção à imprensa e aos participantes juntam-se ciclos de aulas e conferências como as EXD MasterClasses e as Conferências de Lisboa.



2003.09.17
SUPER PANORAMA
A festa do ano em Lisboa

A festa do ano em Lisboa é no dia 20 de Setembro.
O encerramento da Semana Inaugural da ExperimentaDesign 2003 propõe o reencontro de Lisboa com um espaço que há muito está fora dos circuitos habituais da cidade, o Restaurante Panorâmico de Monsanto.

"Super Panorama" é o nome da festa que a partir das 24h de sábado vai proporcionar uma vista diferente sobre Lisboa. Num ambiente especialmente criado para a ocasião, a música e a imagem ficam a cargo de Platform [PT], Tonne [UK], Burnt Friedmann + D-Fuse [UK], Dub Video Connection [PT], Freestyle Man [D] e Tó Ricciardi [PT].

Para não perder esta viagem, o "Non-stop Shuttle" fará a ligação directa e gratuita entre o Lounging Space (Cinema São Jorge) e Monsanto.
Os bilhetes são adquiridos no local ou no Lounging Space, custam 10€, com direito a uma bebida.



2003.05.16
WORKSHOP BRIGHT MINDS, BEAUTIFUL IDEAS
Reconsiderar o design



O workshop Bright Minds, Beautiful Ideas, comissariado pelo designer holandês Ed Annink, arranca a 19 de Maio em co-produção com o Centro Cultural de Belém - Museu do Design, reunindo alunos finalistas ou já licenciados portugueses, espanhóis, holandeses e norte-americanos.
Trata-se da primeira acção do Serviço Educativo da ExperimentaDesign 2003 - Bienal de Lisboa.

Os alunos participantes vêm das seguintes instituições de ensino, e foram seleccionados pelos respectivos coordenadores dos departamentos de design:
Pratt Institut (Nova Iorque); Design Academy of Eindhoven; ELISAVA - Escola Superior de Disseny (Barcelona); FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Lisboa; ESAD - Escola Superior de Arte e Design, Porto; Universidade de Aveiro; ESTGAD - Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design, Caldas da Rainha.
Os cinco dias de trabalho em Lisboa são orientados pelos designers Martí Guixé (Espanha) e Jurgen Bey (Holanda).

O workshop, que termina a 23 de Maio, precede e prepara a exposição Bright Minds, Beautiful Ideas, que reúne os trabalhos de quatro designers paradigmáticos, clássicos e contemporâneos, em torno da ideia do prazer associado ao pensamento, à divulgação e ao consumo do design: Charles e Ray Eames (EUA, 1907-1978 e 1912-1988), Bruno Munari (Itália,1907-1998), e os já referidos Guixé e Bey.

Ed Annink resume assim os contornos do trabalho a desenvolver durante estes próximos cinco dias:
"Um mercado sobrecarregado, disclipinas em constante mudança, marcas que se misturam e se fundem, economia global em baixa e culturas locais em alta: eis o contexto deste workshop.
É tempo de reconsiderar o papel do designer e o valor e significados do design."
O briefing desenvolvido por Martí Guixé e Jurgen Bey para este workshop avança com uma linha de criação de novos objectos de design baseados no reaproveitamento de desperdícios domésticos.
Esses novos utensílios e ferramentas serão desenvolvidos conceptualmente e formalizados em papel ou em modelos de papel.

O trabalho resultante do workshop será exibido diariamente no expositor "cubo de vidro" na entrada principal do CCB.
Na quinta-feira, 22 de Maio, juntam-se ao grupo os jornalistas Paul Makovsky (Metropolis Magazine, Nova Iorque), Ineke Schwartz (free lancer).
O workshop é apoiado pela Jcomputers.
A festa de encerramento é no Pavilhão Preto do Museu da Cidade, sexta-feira, 23 de Maio, pelas 23 horas.



2003.04.30
EXPERIMENTADESIGN 2003 APRESENTADA EM LISBOA
Para Além do Consumo



A apresentação nacional da ExperimentaDesign2003 - Bienal de Lisboa decorreu na terça-feira, 29 de Abril, no foyer do Cinema São Jorge, em Lisboa.
Contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Roseta e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Maria Manuel Pinto Barbosa.
Na ocasião foi apresentado o tema da Bienal para 2003 - "Para Além do Consumo" - e o programa composto por 15 eventos, entre exposições, conferências, workshops e ciclos.

A abrir a sessão, perante uma plateia de cerca de 800 convidados, a Directora da ExperimentaDesign Guta Moura Guedes salientou o facto de este ano a Bienal ser suportada por três eixos essenciais: o Ministério da Cultura através do Programa Operacional da Cultura; a Câmara Municipal de Lisboa; o investimento sob a forma de patrocínios privados assegurados pela Renault Portuguesa, JCDecaux e Super Bock (UNICER). Estas empresas estiveram representadas na pessoa dos seus Presidentes, respectivamente Philippe Dauger, Ruy Vieira e Manuel Ferreira De Oliveira.

No discurso final, o Ministro Pedro Roseta sublinhou a importância da ExperimentaDesign - Bienal de Lisboa para Portugal, entendendo este evento como um factor crucial para o avanço da cultura e espaço privilegiado de afirmação de novos valores. O Ministro referiu ainda a importância de uma das principais novidades da ExperimentaDesign: o Serviço Educativo.

Pedro Santana Lopes marcou presença no São Jorge no cocktail que encerrou a apresentação, bem como vários representantes dos parceiros institucionais e privados da Bienal, entre eles Philippe Mayer, Presidente da V.I.A. que se deslocou propositadamente de Paris.

O dia da apresentação da EXD03 marcou também a inauguração da nova versão do site.



2003.04.29
APRESENTAÇÃO EXPERIMENTADESIGN 2003

É hoje apresentada às 19 horas, no foyer do Cinema São Jorge, em Lisboa, a ExperimentaDesign2003 - Bienal de Lisboa. O momento anuncia o tema e o programa da edição deste ano.

Na apresentação participam o Ministro da Cultura Pedro Roseta e a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa Maria Manuel Pinto Barbosa.
Os patrocinadores principais da Bienal estarão representados por Jaime Manuel Ferreira De Oliveira da UNICER/Super Bock, Philippe Dauger da Renault Portuguesa e Ruy Vieira da JCDecaux.
A mesa conta ainda com a presença dos directores da ExperimentaDesign: Guta Moura Guedes, João Paulo Feliciano e Pedro Gadanho.

Após uma conferência de imprensa junta-se à apresentação o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Pedro Santana Lopes.

Para completar as informações relativas ao programa, também estarão presentes interlocutores como, entre outros, Delfim Sardo, director do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém; Robert Ness, director do British Council, instituição co-produtora da Bienal de Lisboa; Marc Pottier, director do Institut Franco-Portugais, também instituição co-produtora da Bienal de Lisboa, e Phiippe A. Mayer, presidente da VIA - Association pour la Valorisation de l'Innovation dans l'Ameublement (Paris), que se desloca propositadamente a Lisboa para a apresentação da ExperimentaDesign2003.
Estarão também presentes alguns dos criadores convidados para a terceira edição da Bienal.

A ExperimentaDesign 2003 - Bienal de Lisboa tem início a 17 de Setembro e termina a 2 de Novembro.