2006.05.25
EXPERIMENTADESIGN 2007 THINK TANK
Encontro Curatorial em Lisboa antecipa ExperimentaDesign2007

A Experimenta organizou nos passados dias 22 e 23 de Abril um Think Tank para aprofundar o tema que será a base de trabalho para a ExperimentaDesign2007-Bienal de Lisboa. Este encontro teve lugar no Palácio de Santa Catarina, cedido pela Câmara Municipal de Lisboa para o efeito.
Contrariamente ao que sucedeu com a Bienal de 2005, também ela antecedida por um Think Tank internacional em Março de 2004, esta reunião preparatória curatorial e de investigação reuniu na capital portuguesa um grupo muito reduzido de comissários e profissionais. Assim estiveram em Lisboa em Abril último Max Bruinsma, Ed Annink e Hans Maier-Aichen, todos eles conhecedores da EXD e com participações nas edições anteriores.

Este novo formato de reuniões de discussões curatoriais com grupos mais reduzidos, decidido pela actual direcção curatorial de Bienal de Lisboa, acontecerá com maior frequência e regularidade até ao final de Agosto deste ano, momento em que ficará definido tema e programa base da ExperimentaDesign2007.



2006.05.25
EXD: "CASE STUDY" DE SUCESSO
Experimentadesign – Bienal de Lisboa destaca-se como exemplo em Glasgow.

A Presidente da Experimenta, Guta Moura Guedes, esteve em Glasgow nos passados dias 24 e 25 de Abril para participar no Think Tank internacional de preparação de “6 Cities Design Festival”, um novo evento de design escocês. A convite de Stuart Macdonald, director da LightHouse - Scotland's Centre for Architecture and Design e director deste projecto, Guta Moura Guedes apresentou a ExperimentaDesign-Bienal de Lisboa como um “case study” de sucesso, em que um evento dedicado ao design se integra e identifica com a cidade onde se realiza, aumentando a visibilidade da cultura no seu país.

A iniciativa Six Cities Design Festival é uma aposta do Governo escocês que visa elevar o perfil da Escócia no plano internacional do design, a exemplo do que a EXD-Bienal de Lisboa tem vindo a fazer em Portugal.
O festival Six Cities terá a duração de 3 semanas e envolve as cidades escocesas de Glasgow, Edinburgo, Aberdeen, Dundee, Stirling e Inverness. Six Cities Design Festival estreia-se na Primavera de 2007, ano em que se realizará a 5ª edição da ExperimentaDesign-Bienal de Lisboa.