2010.05.18
PRESIDENTE DA EXPERIMENTADESIGN PARTICIPA NAS JORNADAS DE GESTÃO E MODERNIZAÇÃO AUTÁRQUICA EM PAREDES

Guta Moura Guedes integrou a 5ª edição das Jornadas de Gestão e Modernização Autárquica, sob o tema "regiões Criativas – Visão e Implementação".

Realizadas no Auditório da Fundação A Lord, a 17 e 18 de Maio numa iniciativa da Smart Vision em parceria com as autarquias, tiveram por objectivo apresentar e discutir ideias e estratégias inovadoras para a gestão autárquica. No âmbito do Painel II "Regiões Criativas", a intervenção de Guta Moura Guedes versou o potencial das indústrias criativas na dinamização e promoção do desenvolvimento local.

Entre os oradores contaram-se ainda personalidades de destaque do meio cultural, académico e empresarial, especialistas em gestão pública e administração bem como representantes do poder local, tais como António Câmara Professor Catedrático na Universidade Nova de Lisboa e CEO da YDreams; Ana Lehman, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDRN; o antigo Ministro da Economia Augusto Mateus; o Presidente da Câmara de Paredes Celso Ferreira e Teresa Salis Gomes, Responsável pela Equipa de Formação em E-learning, Pedagogia e Comunicação do INA.



2010.01.29
EXD’09: BALANÇO FINAL



A 5ª edição da ExperimentaDesign terminou com um balanço bastante positivo, totalizando 149.509 visitas, numa média diária de 2.451 entre estudantes, designers, críticos e público em geral. Sob a égide de "It’s About Time", Lisboa acolheu uma programação estimulante de 29 eventos nucleares e 59 tangenciais em áreas como design de produto, de comunicação, urbanismo, arquitectura, vídeo e artes visuais. Um pouco por toda a cidade, a EXD’09 programou espaços culturais emblemáticos e emergentes, como o Museu Colecção Berardo, o Museu do Oriente e a LXFactory, para além de revelar património edificado lisboeta, como o Mercado de Santa Clara, o Palácio Braamcaamp e o Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres.

As quatro exposições foram visitadas por um total de 92.485 visitantes e vêm confirmar a aposta da EXD nesta componente fundamental da sua programação. Dada a afluência registada, Quick Quick Slow foi prolongada até 3 de Janeiro a convite do Museu Colecção Berardo, atingindo os 55.211 visitantes e convertendo-se numa das exposições de maior êxito da instituição.

Igualmente expressivo foi o número de participantes, 287, entre designers, curadores e criativos representados originários de 28 países. numa afirmação clara da Bienal EXD enquanto plataforma internacional plural de partilha e estímulo criativo. A aproximação e cruzamento de culturas daí resultante vai ao encontro dos objectivos fundamentais dos Fundos Europeus para a cultura, que concederam à EXD’09 um financiamento no valor de 100.000 euros.

O Lounging Space, ponto de encontro e pólo difusor da comunicação da Bienal, deu a conhecer a habitantes e visitantes da capital o Palácio Braamcaamp, magnífico edifício oitocentista visitado por cerca de 400 pessoas/dia.

Outra das apostas ganhas desta edição foi o Serviço Educativo, que diversificou o programa de actividades para incluir crianças e jovens bem como famílias, para além do seu público alvo por excelência, os estudantes do ensino secundário e universitário. Entre oficinas, visitas-jogo, workshops, conversas temáticas e visitas orientadas, realizaram-se 191 actividades que envolveram 4.450 participantes de Norte a Sul do país.

A EXD’09 contou ainda com a cooperação de 93 empresas e instituições entre co-produtores e patrocinadores, associado aos protocolos firmados 81 instituições de ensino e entidades culturais nacionais e internacionais. A exemplo do passado, esta rede de parcerias e apoios públicos e privados foi essencial à realização do ambicioso programa que de Setembro a Novembro de 2009 colocou a capital portuguesa na linha da frente da experimentação e do pensamento projectual mais desafiante da actualidade.