2009.11.27
MAIS DE 40.000 VISITANTES MANTÊM EXPOSIÇÃO ABERTA ATÉ 3 DE JANEIRO!



Dada a impressionante afluência de visitantes, mais de 40.000 ao longo de 85 dias, a exposição Quick, Quick, Slow integrada na EXD'09 prolonga-se até 3 de Janeiro, a convite do Museu Colecção Berardo.

Sendo uma das principais exposições de design gráfico realizadas em Portugal, com uma média diária de 470 visitantes, esta exposição tem atraído ao Museu Colecção Berardo estudantes de vários graus de ensino, designers e público em geral. Reunindo peças de 82 criadores de todo o mundo, entre materiais impressos, imagens em movimento e plataformas interactivas, Quick, Quick, Slow traça uma história alternativa do design gráfico na sua relação com o tempo nas suas vertentes de movimento, aceleração e fluxo.

Acompanhando as novas datas, o Serviço Educativo prolonga as suas actividades, recebendo marcações até 18 de Dezembro.



2009.11.13
LIVRO SOBRE PAOLO DEGANELLO REÚNE COMUNIDADE ACADÉMICA E ENTUSIASTAS EM MATOSINHOS

Na passada quinta-feira, 12 Novembro, teve lugar o lançamento de "PAOLO DEGANELLO, As Razões do Meu Projecto Radical", com coordenação de Maria Milano. Trata-se do primeiro livro sobre a obra deste arquitecto que foi um dos fundadores do movimento radical do design italiano "Grupo Archizoom Associati" nos anos 60.

A presidente da Experimenta, Guta Moura Guedes e Enrico Baleri, designer e director da Baleri Itália, procederam à apresentação de "PAOLO DEGANELLO, As Razões do Meu Projecto Radical", a convite da coordenadora da publicação, a arquitecta e docente Maria Milano. De destacar ainda a presença do convidado de honra desta sessão, o próprio Paolo Deganello que, em 1999, foi um dos participantes da primeira edição da ExperimentaDesign. Por essa ocasião, e após mais de 20 anos de inactividade, os membros vivos do colectivo Archizoom reuniram-se novamente para juntos protagonizarem um dos eventos mais marcantes da EXD'99, a exposição e o debate "Archizoom Today".

O lançamento "PAOLO DEGANELLO, As Razões do Meu Projecto Radical", decorreu no B-Flat Jazz Club, em Leça da Palmeira, pelas 19h, numa iniciativa ESAD Matosinhos/Câmara Municipal de Matosinhos.



2009.10.27
WORKSHOP COCA-COLA LIGHT "GOSTA DE TI" @ LOUNGING SPACE



No dia 22 de Outubro teve lugar no Lounging Space um workshop gratuito promovido pela EXD no âmbito do projecto Coca-Cola Light "Gosta de Ti", orientado pelos designers Hugo Tornelo, Susana António e Pedro Sottomayor – participantes na exposição – e dirigido a alunos do 1º ano de design.

Partindo do briefing da exposição, os 35 alunos das áreas de design de produto, design de moda, design de interiores e design de comunicação foram convidados a trabalhar na reciclagem de uma série de objectos (gravatas, sapatos, panos, trapos, caixas, bibelots, etc.) recolhidos durante a campanha Coca-Cola Light "Gosta de Ti".

Este workshop dividiu-se em duas partes: a primeira na identificação de diferentes conceitos centrados na marca Coca-Cola e na recolha dos objectos e a segunda no desenvolvimento de propostas. Ao longo da sessão, foi feita uma reflexão sobre o papel do design nos dias de hoje e temas tão importantes como a reciclagem e a reutilização de produtos.

Paralelamente, realizou-se uma visita guiada à exposição com a apresentação do conceito desta marca e do desafio lançado aos designers pela ExperimentaDesign. Estiveram presentes Guta Moura Guedes, Directora da ExperimentaDesign, Filipe Bonina, Director de Marketing da Coca-Cola Portugal, Filomena Rainho, Directora de Marketing da Coca-Cola e Carlos Coelho, CEO da Ivity Brand Corp, agência responsável pela implementação da campanha.



2009.10.20
"O MEU SONHO É ANDAR DE BICICLETA"
Debate Action for Age junta especialistas para discutir a condição da terceira idade

Realizar um desejo ou concretizar um sonho pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, qualquer que seja a sua idade. Este é o conceito de "Living in a Better Way", um dos projectos apresentados no debate Action for Age, realizado no Lounging Space da EXD'09, no dia 18 de Outubro. Uma plateia de cerca de 40 pessoas participou nesta discussão informal sobre os desafios colocados pelo fenómeno generalizado do envelhecimento da população.

O debate dividiu-se em duas partes: a primeira centrada na iniciativa Action for Age e seus resultados e a segunda a cargo de vários especialistas convidados.
A abrir, a designer e coordenadora Rita Filipe enquadrou a temática e objectivos deste laboratério criativo, focando o papel crucial do design de serviços na resposta a problemáticas sociais. Em seguida, os alunos participantes apresentaram as propostas desenvolvidas neste âmbito. Entre serviços, plataformas interactivas e redes de intervenção, estas incidiram sobre mobilidade, contacto inter-geracional, promoção da integração e da autonomia, exercício de competências e a valorização pessoal.

Já na segunda parte do debate vários especialistas partilharam as suas experiências de trabalho na área do envelhecimento. A designer Susana António falou da sua actividade na área do design social, destacando o papel do designer enquanto mediador de processos e propiciador de consenso entre grupos e agentes da sociedade civil.
A professora e investigadora na área da actividade física para seniores, Maria Machado, refutou mitos criados em torno da figura do idoso, tais como a sua falta de apetência ou motivação para novas actividades.
A presidente da FEDUATI (Federação das Universidades, Academias e Associações para a Terceira Idade) Emília Noronha, abordou o surgimento desta rede em Portugal, projecto do qual é uma das fundadoras e que conta hoje com mais de 17 000 alunos em todo o país.
Maria Delfina Milhano delineou a acção do Centro de Apoio da Segurança Social em Lisboa, instituição que dirige e que foi palco das visitas de campo da equipa de Action for Age.

Marta Leitão, coordenadora de actividades em residências assistidas, falou da necessidade de perceber e respeitar as carências e desejos reais dos idosos, enfatizando a urgência de uma maior sensibilização por parte da sociedade e dos profissionais de várias áreas.

A tónica dominante desta discussão informal foi a importância da abertura a um diálogo mais aprofundado com os idosos, com vista a tornar mais positiva e integrada a sua experiência de vida numa sociedade contemporânea cujos ritmos, condicionantes físicas e interacções se revelam pouco propícios à participação. Nesta conjunctura, o design surge como ferramenta articuladora, capaz de optimizar recursos e accionar novas dinâmicas colaborativas.



2009.10.16
EXD'09 LISBOA DINAMIZA 3ª IDADE NA FREGUESIA DA GRAÇA



Integrado na programação da EXD'09, o projecto especial Action for Age explora o papel do design face aos complexos desafios que nos coloca o fenómeno generalizado do envelhecimento da população. Sob a forma de um laboratério criativo a decorrer em paralelo em Londres e Lisboa, Action for Age envolve estudantes universitários, designers seniores, especialistas na área do envelhecimento, organismos públicos e privados. O desafio comum é criar serviços, networks ou outras soluções centradas no utilizador que constituam mais-valias efectivas e potenciem uma melhoria na qualidade de vida dos idosos.

Uma iniciativa original da RSA – The Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce em co-produção com a Fundação Calouste Gulbenkian e a ExperimentaDesign em Portugal, Action for Age desenrolou-se em várias fases, a primeira das quais teve lugar em Londres (Novembro08/Junho 09) e a segunda em Lisboa (Julho de 2009).

De 4 a 11 de Setembro, a terceira fase do projecto decorreu em Lisboa e juntou alunos e coordenadores portugueses e ingleses na Fundação Calouste Gulbenkian. O objectivo desta sessão de trabalho foi estruturar um projecto conjunto e lançar as bases para uma implementação piloto. A Freguesia da Graça foi a comunidade escolhida para o efeito. Esta decisão deveu-se em grande parte ao apoio manifestado pela Junta, instituições e agentes locais e, em especial, pela disponibilidade e interesse manifestado pelos idosos da zona, que participaram em entrevistas e conversas com os alunos.

O projecto proposto pela equipa Action for Age partiu de um trabalho de campo intenso, recolhendo testemunhos de idosos residentes na Graça. O objectivo final é partilhar estas histórias com os restantes habitantes e transeuntes da Graça, perpetuando assim a memória viva deste bairro típico de Lisboa. Do ponto de vista dos idosos, esta iniciativa coloca-os no centro de uma nova dinâmica social e cultural de comunicação e partilha, valorizando os seus contributos, saber acumulado e perspectivas.

Intitulado "Histórias de Graça", o projecto tomou a forma de 7 audioboxes colocadas ao longo da Rua da Graça, seleccionada para esta intervenção pela sua centralidade e diversidade de perfis de frequentadores. As audioboxes funcionam como pontos de escuta para ouvir os relatos de 7 contadores de histórias. Para sensibilizar os residentes para a iniciativa e estimular a participação e troca de ideias, foram utilizados dois quiosques na Rua da Graça como pontos de informação e recolha de opiniões. Gentilmente cedidos pela Junta de Freguesia, os quiosques tornaram-se pólos de difusão das mensagens de Action for Age, tendo por alvo os idosos. O culminar do projecto piloto e da terceira fase de Action for Age consistiu numa tertúlia com os contadores de Histórias e a população sénior da Freguesia. A Tertúlia teve lugar no dia 10 de Setembro, pelas 17h, no Jardim da Graça e contou com a adesão de grande parte da população sénior local, sendo servido um lanche comunitário.

Histórias de Graça propõe uma forma de integrar a população sénior num contexto contemporâneo e valorizar o envelhecimento como uma fonte de riqueza em experiências e sabedoria, celebrando a história do bairro através das vivências de quem melhor o conhece.

O desenrolar deste projecto foi acompanhado por uma equipa de filmagem com o vista a elaborar um documentário para apresentação e promoção de Action for Age. Trata-se do primeiro passo num projecto de grande importância para a EXD e que será desenvolvido a longo prazo.



2009.10.05
ANUNCIADO OS VENCEDORES DO CONCURSO INTERNACIONAL DE IDEIAS PARA NOVA PONTE CICLÁVEL EM LISBOA



No dia 4 de Outubro, a EXD'09 e a Fundação Galp Energia anunciaram o vencedor do Concurso Internacional de Ideias para Nova Ponte Ciclável sobre a 2ª Circular em Lisboa: os arquitectos portugueses Telmo Cruz e Maximina Almeida.

O 2ª Prémio foi atribuído a Moxon Arquitects Limited do Reino Unido e o 3º Prémio a Impromptu Arquitectos + Selahattin Tuysuz Architecture de Portugal.

Foram ainda atribuídas 2 menções honrosas entregues, ao Studio Kawamura Ganjavian (Espanha) a aos arquitectos portugueses do Atelier do Cardoso, sediado em Espanha, bem como, uma menção especial aos arquitectos portugueses Tiago Barros e Jorge Pereira.

O anúncio dos vencedores foi efectuado pelo Arquitecto João Luís Carrilho da Graça no Palácio Braamcamp, contando com a presença do Vereador dos Espaços Verdes José Sá Fernandes da Câmara Municipal de Lisboa, da Directora da EXD'09 Guta Moura Guedes e da Fundação Galp Energia representada por Manuel Andrade.

O Júri do concurso foi composto por 8 elementos: Arquitecta Amanda Levete, Presidente do Júri; Jorge Bonito, em representação da Ordem dos Arquitectos; Professor Fernando Branco, em representação da Ordem dos Engenheiros; Paulo Costa, Galp Energia; Guta Moura Guedes, Directora da EXD'09; Maria João Jesus, arquitecta nomeada pela Câmara Municipal de Lisboa; Arquitecto João Luís Carrilho da Graça; Engenheiro Tiago Abecasis.

Das candidaturas apreciadas, 39 foram portuguesas e 23 internacionais, sendo o Reino Unido o país mais fortemente representado.

Foi ainda inaugurada uma exposição com os projectos vencedores no Piso 1 do Lounging Space, a qual ficará aberta ao público até 8 de Novembro. O desenho da exposição foi da responsabilidade do atelier português mob, que prestou serviços de consultoria no desenvolvimento deste Concurso.



2009.10.05
CONFERÊNCIA DE AMANDA LEVETE E ADÃO DA FONSECA



Amanda Levete, arquitecta e designer britânica e António Adão da Fonseca, engenheiro civil português, protagonizaram no dia 3 de Outubro, no Teatro Camões, duas conferências centradas nas relações entre arquitectura, design e engenharia no espaço urbano e no papel que cada uma destas disciplinas desempenha no estímulo à mobilidade e práticas sustentáveis.

Foram ainda abordadas diversas questões relacionadas com a temática das pontes cicláveis e pedonais nas cidades e seus impactos ao nível urbanístico, ambiental e social.



2009.09.26
WORKSHOP IKEA @ LOUNGING SPACE

Nos dias 24 e 25 de Setembro, realizou-se no Lounging Space o workshop "Criação de Produto para a Gama IKEA: como se faz?", liderado pelas designers Anna Efverlund e Maria Vinka e dirigido a estudantes de design de produto.

A exemplo do sucedido em 2005, este workshop teve uma forte adesão por parte dos alunos, proporcionando-lhes uma oportunidade única de aprendizagem das práticas projectuais.



2009.09.25
EXPOSIÇÕES DA EXD'09 PELA NOITE DENTRO



Quinta-feira, 24 de Setembro, a noite mais longa dos Museus

Na quinta-feira, 24 de Setembro, as exposições da EXD'09 tiveram as suas portas abertas ao público e entrada gratuita até à meia noite, na segunda edição de "5as à noite no Museu", uma iniciativa Instituto dos Museus e da Conservação.

Esta iniciativa suscitou o interesse do público, que afluiu às exposições Quick, Quick, Slow no Museu Colecção Berardo, Lapse in Time na Sociedade Nacional de Belas Artes e Pace of Design no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres – Museus da Politécnica.

Três exposições marcantes, três abordagens do design e do seu papel reconfigurador da nossa sociedade numa iniciativa única que promove a pluralidade da cultura.



2009.09.21
EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009 BALANÇO DA SEMANA INAUGURAL



Nos cinco dias da Semana Inaugural a EXD09 atraiu a Lisboa mais de 18.000 visitantes, de Portugal e de vários pontos do mundo.

Conferências, debates, intervenções urbanas e inaugurações de exposições, um total de 67 eventos, entre programa nuclear e tangencial marcaram o início da Bienal em Lisboa durante 5 dias imparáveis. Uma expressiva afluência de visitantes, entre estudantes, especialistas, empresários, directores e curadores, críticos, público em geral, mais de 18.000 pessoas reuniram-se em Lisboa para ouvir e ver as propostas dos 258 participantes convidados, vindos de 23 países, colocando Lisboa no centro do mundo de design e da cultura de projecto.

Para além dos eventos nucleares, tiveram lugar de 9 a 13 de Setembro o lançamento e inauguração de 52 projectos Tangenciais em diversas áreas, entre design de produto, de comunicação, urbanismo, arquitectura, vídeo e artes visuais.

Em destaque esteve ainda a inauguração do Lounging Space, o centro nevrálgico da Bienal na cidade e pólo irradiador da sua dinâmica transversal. Situado entre o Bairro Alto e o Príncipe Real, o Lounging Space ocupa o Palácio Braamcamp, uma encantadora residência do século XIX. Todos os dias, oferece aos seus visitantes exposições, projectos Tangenciais, livraria, uma cafetaria e bar lounge que se estende a um terraço com uma soberba vista para o rio e jardim de Inverno. Um espaço a não perder, todos os dias.



2009.07.29
A EXD ESTREITA PARCERIA COM A FUNDAÇÃO SINDIKA DOKOLO EM LUANDA



A Fundação Sindika Dokolo é uma instituição cultural angolana, sediada em Luanda, responsável pela realização da Trienal de Luanda, com a missão de expor a produção artística contemporânea africana e ligar a arte mundial ao continente africano.

Guta Moura Guedes, directora da EXD foi convidada pela organização da Trienal de Luanda, a apresentar a bienal EXD'09, realçando a importância da inserção de Lisboa e de Portugal no roteiro dos grandes eventos internacionais dedicados à criatividade contemporânea.

No dia 28 de Julho e no contexto deste convite, numa conferência de imprensa realizada na UNAP – União Nacional do Artistas Plásticos, em Luanda, Guta Moura Guedes anunciou o interesse de estreitar uma parceria artística com a Fundação Sindika Dokolo, no sentido da aprofundar a cooperação conjunta no desenvolvimento de projectos e acções de mútua divulgação.

Anunciou ainda que o projecto "Luanda: Anatomia da Velocidade" – comissariado pela Trienal de Luanda e produzido em parceria com a EXD'09 – faz parte da programação da bienal a decorrer em Lisboa, de 9 de Setembro a 8 de Novembro.

Esta conferência insere-se num vasto programa desenvolvido pela Fundação Sindika Dokolo que abarca um leque diversificado de manifestações culturais nas áreas do teatro, música, artes plásticas, cinema, literatura, etc..



2009.07.23
APRESENTADO PROGRAMA DETALHADO DA BIENAL EXD'09 LISBOA



No dia 23 de Julho foi anunciado à imprensa o programa detalhado da bienal EXD'09, cuja apresentação teve lugar no Altis Belém Hotel & Spa, parceiro associado, contando com a presença de parceiros institucionais, patrocinadores, criadores e meios de comunicação social portugueses e internacionais. Com uma programação dinâmica e multidisciplinar que reúne exposições, intervenções urbanas, conferências e debates, o tema desta edição – "It's About Time" – promete agitar Lisboa.

A mesa de presidência foi partilhada por Guta Moura Guedes, directora da EXD, e alguns representantes dos parceiros oficiais da bienal EXD'09, a saber Dra. Isabel Calado, Galp Energia, Dra. Suzana Pereira, Caixa Geral de Depósitos e Dr. Rui Martinho, Companhia de Seguros Tranquilidade.

Guta Moura Guedes assinalou os 10 anos da EXD, enaltecendo a forma comprometida e empenhada como, ao longo dos anos, a EXD tem desenvolvido e consolidado laços e parcerias com protagonistas e instituições das áreas do design, da arquitectura e da produção cultural contemporânea. De seguida, foram descritos os diferentes eventos e anunciados os convidados que irão debruçar-se sobre a dimensão do tempo no design, na arquitectura, na sociedade e no mundo. Salientou ainda o recorde absoluto de iniciativas programadas: 77 eventos espalhados por diversos locais e bairros emblemáticos de Lisboa (Bairro Alto, Príncipe Real, Alcântara, Belém, Santos, etc.) e 258 participantes de 23 países.

Por último, Guta Moura Guedes realçou o privilégio de colaborar com os parceiros institucionais, patrocinadores, marcas associadas e instituições, no desenvolvimento e apoio a projectos que, no contexto da bienal EXD'09, trazem mais-valias acrescidas e respostas nas áreas da sustentabilidade, responsabilidade e inclusão social.

As intervenções dos outros membros da mesa incidiram sobre a importância do estabelecimento de parcerias, na procura conjunta de soluções e serviços nas áreas do design e da arquitectura, face às diferentes problemáticas que afectam as populações e o mundo nos dias de hoje.

Cada um dos presentes enunciou ainda os tópicos principais das diferentes parcerias com a EXD: a Fundação Galp Energia promove um concurso internacional de ideias para a construção de uma ponte ciclável e pedonal sobre a 2ª circular em Lisboa, favorecendo uma solução de mobilidade sustentável; a Caixa Geral de Depósitos associa-se às Open Talks com debates dirigidos ao público especializado (estudantes, profissionais, críticos e opinion makers); a Companhia de Seguros Tranquilidade apoia o projecto Action For Age.



2009.07.13
EXD'09 APRESENTA PROJECTO ACTION FOR AGE

No dia 13 de Julho, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian foi anunciado à imprensa o projecto especial Action for Age, que consiste na realização de um laboratério criativo centrado na reflexão do papel do design face ao fenómeno do envelhecimento generalizado da população mundial e na procura de soluções inclusivas. O Projecto Action for Age nasceu de uma iniciativa da RSA – Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (Reino Unido), em parceria com a EXD e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Guta Moura Guedes, directora da EXD, realçou o privilégio de colaborar com instituições de mérito como a Fundação Calouste Gulbenkian e a RSA. Enalteceu o envolvimento de dois países, duas cidades – Lisboa e Londres – na realização do projecto Action For Age, centrado na procura holística de soluções e serviços na área do design, face à problemática do envelhecimento global da população.

Luisa Valle, Directora do Departamento de Desenvolvimento Humano da Fundação Gulbenkian manifestou a preocupação institucional com as questões de cariz social e afirmou a adopção de uma cultura de inovação no apoio a projectos transversais que fomentem a procura de soluções para os problemas da sociedade contemporânea.

Emily Campbell, Directora do Departamento de Design RSA, apresentou a instituição que tem apoiado o design enquanto disciplina profissional e que concebeu o projecto Action For Age no contexto do programa de incentivos "Design Directions" orientado para os jovens designers. A fase inicial consistiu num concurso de ideias sobre a temática do envelhecimento da população mundial e na busca de soluções e serviços passíveis de melhorar a qualidade de vida dos idosos.

No final da apresentação, os jornalistas foram convidados a assistir aos trabalhos iniciais da segunda fase do projecto: um workshop intensivo de 6 dias (entre 13 e 18 de Julho), no qual seis estudantes portugueses finalistas de design reflectem sobre a temática do envelhecimento e sobre as respostas da sociedade portuguesa.

Orientado por duas designers portuguesas – Susana António e Rita Filipe – participaram igualmente membros dos Think Public, da equipa de trabalho inglesa e duas especialistas na área do envelhecimento – Maria de Lurdes Machado, investigadora da Faculdade de Motricidade Humana e a psicóloga Ana Coimbra.

Os resultados dos trabalhos dos jovens designers ingleses e portugueses, seráo apresentados à imprensa a 12 de Setembro, no contexto da bienal EXD'09 Lisboa.

Por último, foi anunciado o apoio da Companhia de Seguros Tranquilidade, que em parceria com a EXD se associa ao projecto Action For Age, através do programa de responsabilidade social Melhor Idade, focalizado na melhoria da qualidade de vida da população sénior.



2009.06.16
EXD'09 LANÇA CONCURSO INTERNACIONAL DE VÍDEO

Sob a égide do tempo, a EXD'09 propõe uma reflexão sobr eo papel do tempo no design e na produção criativa contemporânea, explorando dimensões subjectivas e sociais do tempo e seus impactos nos processos sociais e no desenvolvimento de produtos e soluções.

A EXD'09 lança 20'' – EXD Call for Videos um concurso internacional para vídeos originais com base no tema "It's About Time". O vídeo seleccionado será integrado na comunicação da EXD'09, nacional e internacional, e exibido em diversos canais, incluindo televisão, web e apresentações do programa. Com este concurso, a Bienal pretende desafiar e envolver criadores e artistas, tanto portugueses quanto estrangeiros, na reflexão subjacente ao tema.

Aberto a profissionais e estudantes maiores de 18 anos, este concurso procura aproximar os participantes à nova identidade da EXD'09 concebida por Ian Anderson, inspirando a concepção de trabalhos vídeo inéditos e arrojados.

O regulamento completo, incluindo prémios pode ser consultado em www.experimentadesign.pt. O prazo final de entrega das propostas é 10 de Julho.



2009.06.02
EXD'09 PROCURA VOLUNTÁRIOS

De 9 de Setembro a 8 de Novembro próximos, a Bienal de design, arquitectura e criatividade vai agitar uma vez mais a cidade de Lisboa com um programa estimulante e multidisciplinar que assinala o seu 10º aniversário.

A exemplo de outros anos, a EXD'09 desafia indivíduos motivados, enérgicos e entusiastas do design e da cultura contemporânea a participar na concretização desta edição e a conhecer de perto os conteúdos e participantes, entre criadores, curadores e conferencistas, em especial durante a Semana Inaugural (9 a 13 de Setembro).

As funções a desempenhar são: assistente de montagem; assistente de exposição/sala; monitor de visitas guiadas a exposições e de actividades pedagógicas. Os perfis de candidato e descritivos de cada função estão disponíveis em www.experimentadesign.pt.

Esta colaboração compreende um período de pré-evento (cerca de duas semanas), bem como a duração da Bienal (9 de Setembro a 8 de Novembro), tendo o apoio do IPJ – Instituto Português da Juventude.

As candidaturas devem ser enviadas para edu@experimentadesign.pt até 30 de Junho de 2009.



2009.04.30
GUTA MOURA GUEDES E PORTUGAL CONVIDA DISCUTEM CRIATIVIDADE NACIONAL EM BARCELONA


Guta Moura Guedes / Fotografia: Marc Javierre

No âmbito da semana cultural "Portugal Convida" – um evento promovido pelo Consulado Geral de Portugal em Barcelona – Guta Moura Guedes, directora da ExperimentaDesign, participa nos dias 9, 10 e 11 de Junho no ciclo de conferências "As Artes e a Cidade", a ter lugar no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.

Reunindo um conjunto de personalidades do meio artístico português   Eduardo Souto Moura, Fernando Guerra, João Pinharanda, Xana e Guta Moura Guedes   estes encontros com a cultura portuguesa visam promover a reflexão e produção criativa nacional na capital catalã, um dos mais dinâmicos pólos culturais da Península Ibérica.

Guta Moura Guedes participa no terceiro painel de conferência, onde discutirá o tema "O Design e o Espaço Sensível" juntamente com o designer catalão Martin Ruiz de Azua.

Este ciclo de conferências insere-se na iniciativa "Portugal Convida" que, pelo terceiro ano consecutivo, apresenta em Barcelona um programa diversificado de criadores e produtores portugueses contemporâneos nas áreas da música, cinema, artes plásticas e gastronomia. Esta edição contará ainda com as actuações da fadista Kátia Guerreira e do Real Combo Lisbonenense, um ciclo de cinema português e uma escultura efémera do artista Xana.

Portugal Convida '09 decorre em Barcelona, de 8 a 14 de Junho, coincidindo com a comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.



2009.04.28
IT'S ABOUT TIME – TO BLOG



A ExperimentaDesign Lisboa 2009 anuncia o lançamento do seu blog, uma plataforma plural de comunicação dedicada ao desenvolvimento do seu programa e tema: "It's About Time".

Um espaço aberto à discussão, troca de ideias e opiniões ao longo do tempo – uma cronologia pública de inspirações, provocações e perspectivas reflexivas sobre o design e o tempo – onde o público é convidado a participar. Incidindo também sobre os conteúdos da EXD09, este blog é desenvolvido pelos curadores das exposições nucleares – Tulga Beyerle, Hans Maier-Aichen e Emily King – e também por críticos de design e designers - Max Bruinsma, Ian Anderson, Frederico Duarte, Mário Moura e Luís Royal.

Acompanhe e participe em http://www.experimentadesign.pt/2009/blog/



2009.04.21
EXPERIMENTA APRESENTA PROGRAMA DA EXD'09



No dia 20 de Abril, a Estufa Fria de Lisboa foi palco da apresentação oficial da EXD'09, que regressa em força à capital portuguesa de 9 de Setembro a 8 de Novembro. A partir de "It's About Time", esta edição vai reflectir sobre o tempo enquanto matéria, recurso e desafio, abordando ainda a questão da urgência e apelo à acção subjacente ao tema.

Guta Moura Guedes, directora da EXD, partilhou a mesa de presidência com os representantes máximos dos parceiros institucionais Bienal, a saber Dr. Manuel Pinho, Ministro da Economia e da Inovação; Dr. José António Pinto Ribeiro, Ministro da Cultura e Dr. António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, bem como o Dr. António Mexia, Presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP – Energias de Portugal, patrocinadora oficial da EXD'09.

Guta Moura Guedes delineou a programação geral, composta por 4 exposições nucleares, as já célebres Conferências de Lisboa, ciclos de debates e de cinema. Em destaque nesta edição vão também estar os Projectos Especiais, com iniciativas em diversos formatos. No ano em que assinala o 10º aniversário, a Bienal debruça-se sobre questões prementes como a reabilitação urbana, a sustentabilidade e a responsabilidade social, focando o contributo do design e das disciplinas criativas na descoberta de soluções e estratégias de resposta integradas.

As intervenções dos outros membros da mesa incidiram sobre o papel dinamizador do design e das indústrias criativas na reacção dos agentes económicos e da sociedade civil face a um cenário de crise. Foi igualmente realçada a importância do estabelecimento de parcerias e redes para a sustentabilidade das iniciativas culturais.

A apresentação culminou com a actuação informal de Pho-Ku Sound System, a.k.a. Ian Anderson, num dj-set que criou uma atmosfera envolvente no cenário singular da Estufa Fria. Mais de 300 pessoas estiveram presentes nesta ocasião, entre parceiros privados e co-produtores da Bienal, vários membros da comunidade criativa portuguesa e jornalistas nacionais e internacionais.



2009.04.15
EXPERIMENTADESIGN CONGRATULA-SE COM A ATRIBUIÇÃO DO PRITZKER A PETER ZUMTHOR


Peter Zumthor / Fotografia: Miro Kuzmanovic/miromedia.net images

O arquitecto suiço Peter Zumthor foi distinguido com o Prémio Pritzker de Arquitectura 2009, consagrando assim a relevância da sua obra singular que protagonizou o Warm-Up ExperimentaDesign Lisboa 2009.

De Setembro a Novembro de 2008, a cidade de Lisboa teve a honra de acolher a primeira apresentação internacional da grande exposição retrospectiva "Peter Zumthor – Edifícios e Projectos 1986-2007", que recebeu 16.100 visitantes, numa média de 277 por dia e 35 por hora, durante 58 dias. O serviço educativo efectuou 76 visitas guiadas para 1540 alunos de 35 escolas de todo o país e um ciclo de 4 visitas especiais "Peter Zumthor visto por..." onde reconhecidos especialistas portugueses de diferentes gerações partilharam com uma audiência diversificada (portuguesa e estrangeira) o percurso e trabalho de Zumhtor.

A 6 de Setembro Peter Zumthor apresentou uma conferência a uma plateia internacional de 1.652 pessoas que esgotaram a Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. Para essa ocasião, Zumthor preparou uma apresentação específica para Lisboa, mostrando algumas linhas mestras do seu processo projectual e reflexão subjacente, onde o tempo desempenha um papel fundamental.

Integrados no Warm-up, estes eventos lançaram com um ano de antecedência o tema da Bienal de 2009: It's about time.

A ExperimentaDesign congratula-se com a atribuição do prémio Pritzker a Peter Zumthor, num novo sinal de reconhecimento da importância do seu trabalho no panorama da arquitectura contemporânea.



2009.04.14
ALTIS, HOTEL OFICIAL DA EXD'09/LISBOA



No ano em que celebra o seu 10º aniversário, a ExperimentaDesign regressa a Lisboa sob o tema "It's About Time" celebrando um protocolo com o Grupo Altis Hotels. A cerimónia teve lugar no dia 14 de Abril, às 18 horas, no Altis Belém Hotel & Spa, contando com a presença de Guta Moura Guedes (Directora da ExperimentaDesign) e Raúl Martins (Administrador do Grupo Altis Hotels).

Esta parceria formaliza o Grupo Altis Hotels enquanto Marca Associada da ExperimentaDesign Lisboa 2009, passando a apoiar logisticamente as iniciativas desta Bienal internacional dedicada ao design, à arquitectura e cultura contemporânea. Para os visitantes nacionais e estrangeiros, especialmente o público espanhol, estarão disponíveis pacotes especiais de visitas à EXD09.

A localização privilegiada destas unidades hoteleiras na capital, coloca-as na proximidade dos principais espaços da Bienal, acolhendo também projectos tangenciais desenvolvidos por agentes da comunidade criativa nacional.



2009.04.07
IAN ANDERSON INTEGRA EQUIPA CRIATIVA DA EXD'09/LISBOA


Ian Anderson / Fotografia: Shaun Bloodworth (detalhe)

Ian Anderson, figura incontornível no panorama do design e da comunicação visual contemporânea e mentor do colectivo TDR (The Designers Republic) é o mais recente colaborador da EXD09, assumindo a Direcção Criativa do departamento de comunicação desta edição, a realizar na capital portuguesa de 9 de Setembro a 8 de Novembro sob o tema "It's About Time".

Tendo desenvolvido uma longa relação profissional com a ExperimentaDesign, baseada em interesses comuns e crescente proximidade, Ian Anderson participou nas duas edições anteriores em Lisboa (01 e 03) e foi um dos oradores convidados das "Amsterdam Conferences", um dos eventos chave da primeira edição holandesa em Setembro de 2008.

Acreditamos que a sua visão estratégica e ousadia criativa são essenciais face aos novos desafios e dinâmicas da Bienal, respondendo à plataforma internacional da EXD e reforçando o envolvimento de designers e críticos de todo o mundo.



2009.03.23
A BIENAL PORTUGUESA EXPERIMENTADESIGN GANHA CANDIDATURA AOS FUNDOS EUROPEUS

A 23 de Março foi oficialmente comunicado pela Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia, o resultado da candidatura aos Fundos Europeus apresentada pela Experimenta, em relação ao seu projecto principal, a Bienal ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam.

A proposta apresentada ao abrigo do programa de apoio destinado a Festivais de âmbito europeu, foi analisada em conjunto com 162 outras candidaturas de toda a Europa, tendo sido uma das 23 seleccionadas com uma classificação de 26,5 pontos num total possível de 30, garantindo um financiamento no valor de 100.000 euros durante o ano de 2009.

A Experimenta vê assim reconhecida internacionalmente a importância e a dinâmica do seu projecto cultural na área do design, da arquitectura e da cultura de projecto, bem como a mobilidade dos criadores e das suas obras ao nível Europeu. Entre os aspectos mais positivos refere-se o facto da Bienal ser um exemplo de "como a cultura e o design podem constituir a base para um processo de colaboração entre diferentes contextos culturais, em múltiplos níveis", considerando que "o crescente impacto da ExperimentaDesign resultou, em grande medida, do trabalho altamente profissional e de grande qualidade na visibilidade e promoção das iniciativas desenvolvidas, quer em termos de planeamento, quer de política de comunicação".

Este novo êxito da Experimenta na Europa vem sublinhar a importância da ExperimentaDesign no país, na cidade de Lisboa, impulsionando a sua consolidação a longo prazo.



2009.01.20
EXPERIMENTADESIGN NA "II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL BTL CITY-BREAKS – CASOS DE SUCESSO, OPÇÕES DE FUTURO"

Guta Moura Guedes, directora da ExperimentaDesign, participa no dia 22 de Janeiro na II Conferência Internacional BTL City-Breaks – Casos de Sucesso, Opções de Futuro. Promovida pela FIL, a ATL – Associação de Turismo de Lisboa e o Turismo de Portugal, esta iniciativa realiza-se no âmbito da 21ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer entre 21 e 25 de Janeiro na FIL/Parque das Nações.

A conferência insere-se num programa intensivo de reflexão e abordagem de novas metodologias, tendências e soluções na indústria do turismo, aliados aos investimentos estratégicos nas áreas da cultura, arquitectura, design e reabilitação urbana.

Sob o tema "Lisbon Design Experiences", Guta Moura Guedes apresenta a bienal ExperimentaDesign, a importância da inserção de Lisboa e de Portugal no roteiro dos grandes eventos internacionais dedicados à criatividade contemporânea; o impacto das iniciativas culturais na valorização dos destinos turísticos e na economia e a competitividade local versus panorama global.

Desde 1999 a colocar a capital e a comunidade criativa portuguesa no panorama internacional do design, a ExperimentaDesign foi apresentada como caso de sucesso na promoção de Lisboa enquanto destino turístico e cultural, bem como o seu posicionamento e diferenciação enquanto marca.

Para mais informações consultar o programa completo da BTL 2009 em www.btl.fil.pt e o website do Turismo de Lisboa em www.visitlisboa.com.



2009.01.07
PROJECTO DE REABILITAÇÃO DO JARDIM DE SANTOS INTEGRA PROGRAMAÇÃO DA EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009



No âmbito da bienal ExperimentaDesign Lisboa 2009 foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Experimenta com vista à reabilitação e dinamização do Jardim de Santos.

Esta iniciativa tem por objectivo reposicionar o Jardim enquanto espaço de lazer e fruição para residentes e visitantes. Situado no Largo de Santos e com uma área de 390 m2, é o principal espaço verde público desta área densamente ocupada. O projecto visa abrir caminho a novas dinâmicas de utilização e vivência do jardim através da criação de um espaço cosmopolita que conjuga zonas verdes, arquitectura e design.

O plano de revitalização, formulado conjuntamente pela Câmara Municipal de Lisboa e a Experimenta, prevê o redesenho do Jardim de Santos associado à concepção de novo mobiliário urbano, equipamentos lúdicos, sinalética e um quiosque para serviço de restauração com uma componente de divulgação cultural. Serão ainda contempladas soluções na área do design de som e iluminação que potenciem a funcionalidade do espaço.

Para o desenvolvimento deste projecto, foi convidada uma equipa de criadores nacionais composta pelo designer Fernando Brízio, o atelier de design Pedrita, o arquitecto paisagista João Gomes da Silva, o músico e designer de som Rui Gato, o designer de luz José Álvaro Correia e o designer gráfico António Gomes.