ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam
 
WARM-UP EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009

 
 
INCONTORNÁVEL
Peter Zumthor é uma referência incontornável no panorama internacional da arquitectura.
Autor de um conjunto de obras surpreendente pelo seu desenho meticuloso, coerência e irreprensível qualidade conceptual, Zumthor é apologista de uma arquitectura feita para ser vivida e sentida, ancorada em princípios de sustentabilidade, integração harmoniosa no meio e sensibilidade no tratamento dos materiais, explorando as suas qualidades tácteis, plásticas e reactivas.


Peter Zumthor
Photo: Miro Kuzmanovic/miromedia.net images
VISIONÁRIO
Um visionário do espaço construído e em existência no tempo, o olhar de Zumthor é pioneiro na articulação que forja entre os elementos que influem na construção de um edifíco: a luz, o clima, a vegetação, a altitude, a história do local e o futuro dos seus ocupantes.


ÚNICO
Avesso a mostras ou declinações do seu trabalho em formatos necessariamente limitados e limitativos como as exposições, livros ou catálogos, Peter Zumthor acedeu, ao cabo de cerca de 40 anos de carreira e de numerosas instâncias da comunidade académica e intelectual internacional, ao pedido do KUB (Kunsthaus Bregenz) a que se juntou depois a Experimenta, para a criação de uma exposição antológica. É esta exposição que a EXD vai trazer à cidade de Lisboa em Setembro de 2008.