ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam
 
WARM-UP EXPERIMENTADESIGN LISBOA 2009

 
 
Num prado verdejante, uma capela ergue-se em direcção ao céu, silenciosa e sóbria, como se fosse mais um elemento geológico. Num vale escondido desponta uma estância termal, da cor das montanhas que a circundam, um suave plano entre elevações abruptas. Na margem de um lago suiço, um cubo transparente devolve a luz espelhada nas águas.


Film installation by Nicole Six and Paul Petritsch
on the Therme Vals (by Peter Zumthor), at the Kunsthaus Bregenz
© Nicole Six & Paul Petritsch
INTEMPORAL
As criações de Peter Zumthor sobressaem do contexto actual da produção arquitectónica pelo seu cariz de serena e segura inevitabilidade. Sem excessos nem gestos dramáticos, os projectos não se querem impor sobre a envolvente, não precisam de chamar a atenção. A sua existência e relevância não necessitam de validação exterior, pelo contrário. Cada edifício está imbuído de uma autoconsciência, da confiança e do sentimento de pertença que nascem de uma identidade vincada e autónoma.


VIVENCIAL
Os espaços interiores de Peter Zumthor obedecem a uma lógica própria, perfeita, que se afirma no seu minimalismo formal, na riqueza dos detalhes cuidadosamente trabalhados e executados, no discurso altamente simbólico e evocativo que nasce da união destes elementos.
São espaços para experienciar com todos os sentidos, inseridos numa perspectiva mais ampla de harmonia, integração e sustentabilidade.


TRANSVERSAL
Em Peter Zumthor a simplicidade e a subtileza são as linguagens escolhidas para criar edifícios que nos surgem como “certos” para um dado local, transversais no tempo, destinados a atravessá-lo e a inscrever-se na história e na paisagem.


Algumas Obras de Referência
1996 Termas de Vals, Suiça;
1997 Kunsthaus Bregenz, Áustria;
2007 Capela Saint Bruder Klaus, Mechernich, Alemanha;
2007 Museu Kolumba, Colónia, Alemanha.