REGULAMENTO
- OBJECTIVO E ÂMBITO DO DESAFIO
-
O Action for Age tem como objectivo desafiar os estudantes e recém licenciados de Design a apresentarem projectos que respondam aos problemas e/ou oportunidades levantados pelo envelhecimento da população.
Deve ser tido em consideração que o envelhecimento demográfico provoca um novo equilíbrio social e económico, que afecta não só as pessoas idosas, mas também toda a população. As soluções a apresentar deverão ir ao encontro das necessidades reais ou emergentes levantadas por esta problemática, nomeadamente no que diz respeito ao isolamento social e solidão das pessoas idosas. Para tal propõe-se que o contacto intergeracional seja valorizado enquanto estratégia para a solução para estes problemas.
-
O Action for Age tem como objectivo desafiar os estudantes e recém licenciados de Design a apresentarem projectos que respondam aos problemas e/ou oportunidades levantados pelo envelhecimento da população.
- PARTICIPANTES
- Os participantes deverão ser estudantes do Ensino Superior ou Politécnico, em cursos da área do Design ou recém licenciados que tenham terminado o curso no ano lectivo 2009/2010.
- Os trabalhos a apresentar poderão ser de autoria individual ou em grupo, e podem incluir elementos de outras áreas de conhecimento desde que o responsável pela proposta seja um designer.
- Não podem candidatar-se estudantes ou recém-licenciados, familiares, com vínculo laboral, de estágio ou qualquer outra forma de colaboração com as empresas e organismos organizadores e patrocinadores da presente iniciativa.
- Todos os participantes deverão ser orientados por um professor da escola que frequenta ou frequentou, que deverá validar a candidatura associando o seu nome a ela.
- ENTREGA DE CANDIDATIURAS ONLINE
-
Para facilitar a entrega das propostas foi criada a plataforma online Check-In. A partir de 1 de Fevereiro os participantes poderão aceder a Check-In para fazer o upload dos diferentes documentos que compõem a sua candidatura. Ágil, seguro e de fácil navegação, Check-In estará activo até às 24:00 de 14 de Fevereiro.
Os candidatos deverão registar-se em: http://www.checkin.experimentadesign.pt
Após fazerem login em “My Info” têm acesso a duas secções de preenchimento:
-
PERSONAL INFO
- Nome Projecto
- Universidade
- Professor responsável +
- Nome Completo
- Curso/Ano
- Morada
- Telefone
destinada à identificação da proposta e dos alunos:
-
WORK INFO
- Upload de 3 imagens (Jpeg / 72 Dpi / RGB / 1600x1200 px / máx 1MB)
- Upload PDF orçamento
- Upload PDF Parceiros (opcional)
- Upload PDF 10P (opcional)
- Video - embed via vimeo/youtube (opcional) nota: o vídeo não deve conter qualquer informação que identifique os alunos
destinada ao fornecimento dos documentos solicitados na candidatura:
- Os projectos devem ser da autoria do concorrente e não podem violar direitos de terceiro, nomeadamente de propriedade intelectual, sendo o concorrente responsável por quaisquer violações que venha a praticar.
- Os trabalhos deverão ser originais e inéditos, não podendo ter sido objecto de divulgação pública, total ou parcial, até à data da sua divulgação.
- O envio da candidatura pelo concorrente implica a sua aceitação e vinculação do regulamento desta iniciativa, não podendo remover a sua candidatura ou denunciar a sua participação na iniciativa.
- A experimenta design/design response não se responsabiliza pelo extravio e/ou não recepção de projectos.
-
Para facilitar a entrega das propostas foi criada a plataforma online Check-In. A partir de 1 de Fevereiro os participantes poderão aceder a Check-In para fazer o upload dos diferentes documentos que compõem a sua candidatura. Ágil, seguro e de fácil navegação, Check-In estará activo até às 24:00 de 14 de Fevereiro.
- AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS
-
Esta iniciativa terá duas fases distintas:
-
PRIMEIRA FASE
Iniciativa de ideias, orientado a partir das escolas dos alunos proponentes, que culminarás na selecção, por um Júri, das candidaturas a apoiar. Nesta fase as propostas deverão assegurar a sua pertinência e viabilidade, nomeadamente através do envolvimento no processo de projecto de utilizadores finais ou entidades parceiras.
Os projectos seleccionados seguirão para fase seguinte com vista à sua prototipagem, implementação, teste e apresentação.
SEGUNDA FASE
Prototipagem, implementação, teste e selecção dos resultados a ser apresentados publicamente, em formato a definir, durante a bienal EXD’11.
Nesta fase será atribuído um apoio financeiro e metodológico aos projectos seleccionados, garantindo assim que estes são prototipados e testados.
A apresentação pública será concebida e produzida pela Experimenta Design/Design Response, sendo da responsabilidade do júri da iniciativa decidir que projectos têm qualidade suficiente para serem apresentados.
-
O júri desta iniciativa é constituindo por:
- Professor Alexandre Castro Caldas
Director do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – em representação da Fundação Calouste Gulbenkian - Professora Maria Teresa Ramilo
Universidade Lusófona – em representação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Guta Moura Guedes
Presidente da experimentadesign – em representação da experimentadesign - Dr. Nuno Coelho
Designer e Doutorando da Universidade de Coimbra – representante independente - Vincenzo di Maria
Designer e consultor nas áreas de design de serviços e design social – em representação da RSA – Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce
- Professor Alexandre Castro Caldas
-
Critérios de avaliação dos trabalhos finalistas:
- Inovação (20%);
- Pertinência do problema que pretende resolver (20%);
- Adequação ao desafio e potencial transformador (20%);
- Viabilidade e sustentabilidade (20%);
- Qualidade estético/formal (20%).
- As decisões do júri são tomadas por maioria. No final das reuniões será lavrada uma acta assinada por todos os membros, fundamentando as decisões tomadas.
- As decisões do júri são soberanas e irrevogáveis, não existindo qualquer tipo de recurso.
- Durante a Primeira Fase, o Júri não terá acesso aos dados pessoais dos concorrentes nem poderás corresponder-se com estes, sem prejuízo de poder, a qualquer altura, solicitar quaisquer esclarecimentos, verbais ou escritos, sobre os projectos apresentados, os quais deverão ser dirigidos aos concorrentes através do Secretariado Acion for Age.
- O Júri reserva-se o direito de não seleccionar qualquer projecto se nenhum satisfizer os requisitos de qualidade pretendidos.
-
Esta iniciativa terá duas fases distintas:
- APOIO PARA A CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS
- Durante a segunda fase será atribuído aos projectos seleccionados um apoio máximo de 2.500 € (dois mil e quinhentos euros), para a concretização de protótipos e realização de testes com utilizadores finais.
- O financiamento será atribuído para despesas efectivamente realizadas, sendo feito mediante pagamento directo a fornecedores ou contra factura.
- DIREITOS DE AUTOR, PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITOS DE IMAGEM E UTILIZAÇÃO
- Os direitos de autoria dos projectos apresentados / desenvolvidos pelos alunos, no âmbito do projecto Action for Age, pertencem aos alunos.
- A experimentadesign, em contrapartida do valor disponibilizado para a concretização dos projectos, do eventual pagamento adicional de royalties a acordar com os autores, ou de qualquer outro tipo de acordo que venha a ser estabelecido com estes, ficará detentora dos direitos de propriedade industrial (design, patentes, modelos de utilidade ou outros) que possam existir relativamente aos projectos criados, obtidos e/ou concebidos no âmbito deste contrato, assim como de quaisquer soluções desenvolvidas ou encontradas, dentro ou fora do âmbito deste contrato, desde que se refiram a desenvolvimentos ou aperfeiçoamentos dos projectos obtidos no âmbito deste contrato, são propriedade da experimentadesign;
- Durante e após o período de desenvolvimento da iniciativa a Experimenta Design será a titular de licença para distribuir, divulgar, difundir e colocar à disposição do público, sem limitações de meio, local ou forma, as imagens e/ou protótipos recebidos para quaisquer fins pretendidos, nomeadamente, mas não exclusivamente, para exposições, eventos, acções de formação, acções de divulgação/promoção da Action for Age 2 e acções de divulgação/promoção de futuras iniciativas, mencionando sempre os seus autores.
- Após a Bienal EXD’11, os concorrentes poderão fazer uso das imagens, ou de quaisquer outros elementos do projecto, bem como das maquetes, protótipos ou versões experimentais, desde que utilizem a seguinte menção: “Projecto desenvolvido no âmbito da iniciativa Action for Age promovido pela Experimenta Design/Design Response”.
- As imagens recebidas não serão devolvidas aos concorrentes, ficando na posse da experimenta design / design response.
- As maquetes, protótipos ou versões experimentais serão devolvidas aos respectivos autores após o período da bienal EXD’11.
- DADOS PESSOAIS
- Sem prejuízo do anonimato de cada projecto durante a Primeira Fase da iniciativa, o nome dos concorrentes, bem como a escola e o curso/ano que frequentem, poderão ser divulgados pela experimenta design / design response, de forma separada ou em conjunto com os respectivos projectos, por qualquer forma e meio, para efeitos de divulgação da iniciativa, ou de outras edições.
- CALENDÁRIO
- Período de pré candidatura: 1 de Outubro a 1 de Fevereiro
- Prazo de final de recepção dos projectos: 14 de Fevereiro de 2011 (até às 24h00)
- O Júri avaliará o conjunto das propostas no decorrer de 1 sessão de trabalho, no dia 16 de Fevereiro.
- Anúncio dos trabalhos seleccionados para a segunda fase: 21 de Fevereiro de 2011, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta sessão aberta ao público inicia-se com as boas-vindas por parte da Presidente do Programa de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian, Luísa Vale. Em seguida, os membros do Júri apresentam resumidamente os projectos vencedores, ficando a nota de encerramento a cargo de Guta Moura Guedes.
- Conclusão da fase de Prototipagem e teste: 31 de Julho de 2011
- Exposição pública dos trabalhos desenvolvidos: Setembro a Novembro de 2011
- DISPOSIÇÕES FINAIS
- A participação nesta iniciativa é gratuita.
- A participação nesta iniciativa implica a aceitação deste regulamento.
- Apenas as propostas que reúnam toda a informação necessária e preencham integralmente os requisitos obrigatórios serão aceites para participação no programa.
- A Experimenta Design / Design Response reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o presente regulamento, comprometendo-se a anunciar a sua alteração na página web http://www.experimentadesign.pt/actionforage/.
Os casos omissos neste regulamento serão analisados individualmente pela Organização.
- SECRETARIADO | ESCLARECIMENTOS
- Quaisquer questões relacionadas com o Projecto Action for Age deverão ser dirigidas para o seguinte endereço de e-mail: actionforage@experimentadesign.pt ou através do seguinte número de telefone +351 210 993 045