Action for Age
 
EQUIPA

Emily Campbell (Directora RSA)

Emily Campbell (1966, GB) é a primeira Directora de Design e Arquitectura do British Council Arts Group, desde 1996. É curadora do Pavilhão Britânico na Bienal de Veneza desde 2002, bem como das primeiras grandes exposições internacionais itinerantes na Índia e na China. Emily Campbell iniciou também uma série de debates críticos de grande sucesso no Museu Victoria&Albert, na Bienal de Veneza e na Asia House. Licenciada em literatura inglesa pela Clare College, Cambridge e com um diploma em design têxtil pela London College of Fashion, Emily conclui o Mestrado em Design Gráfico na Yale School of Art, como bolseira Mellon (1991-93). Antes de integrar o British Council, trabalhou com estilista Jean Muir e na Pentagram como gestora de projecto (Londres) e designer gráfica (Nova Iorque).
Crítica convidada na Kingston University e no Royal College of Art, foi júri dos prémios Designer of the Year, RIBA Awards e Prix Emil Hermes, e presidiu aos prémios RSA Student Awards e o Grand Designs Product of the Year Award.



Jonathan Rowson (Investigador)

Jonathan Rowson é investigador Sénior do RSA, onde lidera o projecto Social Brain. Possui um Diploma de primeira classe em Política, Filosofia e Economia pela Universidade de Oxford, um Mestrado em Educação, Mente e Cérebro pela Universidade de Harvard e um Doutoramento da Universidade de Bristol, financiado pelo ESRC – The Economic and Social Research Council. A sua tese de doutoramento, supervisionada pelo Professor Guy Claxton, é uma investigação inter-disciplinar e multifacetada do conceito de sabedoria, incluindo uma análise detalhada sobre o desafio de superar as limitações psico-sociais que impedem as pessoas de se tornarem “mais sábios”. Mestre em xadrez, foi campeão durante três anos consecutivos 2004-06. Antes de ingressar na RSA, foi jogador profissional, professor e escritor.
Jonathan olha para o xadrez como uma forma de praxis, com a qual conseguimos compreender melhor a nossa própria natureza, tendo escrito alguns livros acessíveis nesta área e que foram traduzidos em várias línguas estrangeiras.
Orador convidado em conferências internacionais sobre aprendizagem, pensamento e desporto, escreveu para a revista The New Statesman, o jornal The Herald e tem aparecido na BBC – Rádio e Televisão.



Jorge Falcato Simões (Consultor)

Arquitecto formado pela ESBAL, trabalhou em regime independente até 1994, quando ingressa na Câmara Municipal de Lisboa, no Núcleo de Acessibilidade do Departamento de Acção Social, onde é responsável pelas áreas da Formação, Sensibilização e Divulgação. Representante da CML no Conselho Consultivo do Observatório Europeu “Cidades e Vilas para Todos”, é membro do secretariado técnico do Conselho Municipal para a Inclusão das Pessoas com Deficiência. Integrou o Grupo de Missão Envelhecimento e Intervenção Municipal, responsável pelo Plano Gerontológico da CML. Foi consultor para Acessibilidade e Design Inclusivo no projecto “Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo no Brasil”, promovido pelo Banco Mundial.
Consultor regular do CPD, é orador frequente em seminários e conferências sobre Acessibilidade, Design Inclusivo e Inclusão das Pessoas com Deficiência, com diversos livros e artigos publicados.
Em 2002 foi-lhe atribuído pela Adaptive Environments (Institute for Human Centered Design - EUA), o prémio Ron Mace Designing for the 21st Century por 20 anos de actividade na disseminação do conceito de Design Universal/Inclusivo.



Renato Bispo (Consultor)

Licenciado em Design de Equipamento pela FBAUL e pós graduado em Desenvolvimento de Design de Produto pela Glasgow School of Art, iniciou a sua carreira em 1998 no departamento de iluminação da Philips. Em 2000 inicia um percurso de investigação na área do Design Inclusivo que mantém até hoje, trabalhando regularmente como autor, consultor, formador e orador em conferências nacionais e internacionais. Integrou a direcção da Associação Portuguesa para o Design e Reabilitação e colaborou com o Centro Português de Design; Câmara Municipal de Lisboa; Instituto Nacional para a Reabilitação; ICEP e IAPMEI.
Membro da Comissão Técnica “Acessibilidade e Design Inclusivo” do Instituto Português da Qualidade, lecciona Projecto na ESAD Caldas da Rainha e foi professor convidado na Pós- graduação “Design para a Diversidade Humana” do IST. Doutorando em Design na Universidade de Aveiro, com uma tese em estigma associado a produtos desenhados para idosos e pessoas com deficiência, é Investigador Associado no ID+ Instituto de Investigação em Design Media e Cultura.



Susana António (designer)

Susana António nasceu em Lisboa em 1979. Frequentou a Escola de Ensino Artístico António Arroio e depois licenciou-se pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em Design de Equipamento. Pelo meio passou um ano em Itália frequentando o Politécnico di Milano. De volta a Portugal decide enveredar pelo design social, especificamente trabalhando com a comunidade idosa, criando objectos de forte identidade emocional, tradicional e inovativa.
O primeiro projecto foi para a Experimenta Design de 2005, no âmbito da Exposição “My World, New Crafts”. A partir desta data, sob o conceito da sua marca Pick-it começa a trabalhar em diferentes lares e Centros de Dia, desenvolvendo produtos sob o conceito de co-design.
Em 2006 participa na Exposição Design for Future com um projecto de co-design com pescadores de Setúbal. Em 2007/2008 inicia uma parceria com a Câmara de Cascais onde desenvolve projectos com os centros de convívio do concelho. Em 2008 abre um atelier no Chiado. Em 2009 colabora com a Eastpack. Ainda nesse ano é coordenadora do projecto Action For Age no âmbito da EXD09 e apresenta a exposição Ligths Up no metro da Baixa Chiado com o Centro de Apoio Social da Segurança Social de Lisboa.Em 2010 junta-se à equipa dos Thinkpublic. Coordena também o Programa Entre Gerações, de projectos intergeracionais da Fundação Gulbenkian em Portugal. Nova parceria é também assumida com a Câmara de Cascais e o CPD (Centro para a Deficiência) para desenvover uma marca de empreendedorismo social junto de 8 instituições do Concelho. A marca Cerne inicia uma parceria com a Pick-it, de texteis para a casa.



Vincenzo di Maria (Designer)

Vincenzo di Maria é um designer multidisciplinar, sediado em Londres. O seu trabalho incide sobre a inovação social e o desenvolvimento sustentável, com uma abordagem holística ao design industrial, desde produtos a serviços. Utiliza técnicas criativas e uma abordagem ao design centrado nas pessoas, acrescentando um toque de diversão.
Depois de estudar desenho industrial, em Roma, Plymouth e Milão, Vincenzo concluiu um Mestrado de dois anos na Central Saint Martins em Londres. Após a sua conclusão, tem participado em inúmeras palestras e trabalhado como freelancer e investigador na área do design para o Centro de Investigação Design Against Crime no Departamento de Inovação da Central Saint Martins, Universidade de Artes de Londres. É também co-fundador e Director do Common Ground, uma nova agência de design social que usa o design para criar uma mudança social positiva. Common Ground é uma agência de design social que reúne designers, investigadores e outro profissionais, que procura resolver os desafios sociais actuais e futuros. Desenhamos serviços, produtos e estratégias que geram uma mudança social positiva através do trabalho com organizações públicas e privadas, instituições de caridade, outros grupos do sector terciário e, o mais importante, com as pessoas que utilizam esses mesmos produtos e serviços.